quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Coluna Jornal Folha Buritis - OUT/2017

Fazer como deveria ser

Antes de existir uma lâmpada, Thomas Edison criou em sua mente o que mais tarde seria uma lâmpada elétrica. Antes de existir o iphone, Steve Jobs mentalizou também como seria o revolucionário smartphone. A questão é que eles fizeram uma busca incansável de fazer no mundo real algo que já estava em mente, exatamente como pensavam que deveria ser.

Penso que mais importante que criticar qualquer coisa, é criar uma solução para o problema. É mentalizar uma saída ou uma forma que seja capaz de sair do cenário presente e caminhar para um novo cenário. Não digo que seja a solução ótima. Mas simplesmente uma hipótese que merece avaliação e melhorias quando for o caso. Mas nenhuma ideia sem ação transforma.

Todos sabem que fui candidato a vereador nas eleições 2016 e apesar de não ter sido eleito, tive muito aprendizado. Principalmente pelas visões que tinha antes de ter ido a campo. Aliás, temos que ir a campo. Seja na reunião de condomínio do prédio, na assembleia de uma associação ou qualquer área que se faça exercer a cidadania. É a vida em comunidade. É a vida que estruturas comuns são utilizadas por todos, ou seja, as coisas públicas. Como presidente da ABB, tenho que estar no campo e fazer com que as coisas funcionem da forma que acredito que deveriam ser.

Antes que comecem especulações, não serei candidato em 2018. Mas depois que tomei a decisão de não ser mais um eleitor desinformado nas históricas manifestações da Copa das Confederações (2013) comecei a tentar realmente enxergar como funciona o sistema das nossas coisas públicas. Como e porque as decisões são tomadas? Como criar uma solução? Como agir? Hoje, em 2017, como antecipar uma questão que há anos ficou em segundo plano? Acredito que não temos melhor caminho a não ser trazer o assunto de representação política para o primeiro plano.



Nesse intuito, realizaremos o 1º Fórum Buritis na Política. O objetivo é falar o que tem que ser dito com antecedência e com transparência. Teremos tempo para validar a coerência das pessoas que estão se posicionando para serem votados para serem nossos representantes. O que buscamos é coerência e resultado. Não tenho a menor necessidade de ser linha de frente. Mas fico muito feliz que as coisas aconteçam pelas mãos de quem quer que seja, como deveriam ser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário