quarta-feira, 27 de outubro de 2021

Iniciativas para melhorar mobilidade urbana serão debatidas

Expansão do metrô e inclusão de outros modais de transporte serão consideradas em debate que ocorrerá no dia 28 de outubro, quinta-feira, às 13h30

Os contextos modais e as infraestruturas dos sistemas de transporte existentes na cidade serão debatidos em audiência pública da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário às 13h30 desta quinta-feira (28/10), no Plenário Camil Caram. O requerimento, assinado por Braulio Lara (Novo), tem como objetivo debater o tema que está incluído no rol de estudos do Grupo de Trabalho (GT) Mobilidade BH. A população pode participar do debate enviando perguntas, comentários e sugestões por meio de formulário eletrônico.

Relator do GT Mobilidade BH, Braulio afirma que “é preciso avaliar questões como a possível expansão do metrô com a implantação de novas linhas e a viabilidade da inclusão de outros modais no sistema” de transporte da capital.

Segundo as diretrizes da Política Municipal de Mobilidade Urbana (PMMU) de BH, pedestres e modos de transportes não motorizados devem ter prioridade sobre os motorizados; assim como os serviços de transporte público coletivo sobre o transporte individual motorizado. A proposta é investir em calçadas, travessias e ciclovias, bem como adequar tempo semafórico e garantir a acessibilidade, entre outros.

Além de estimular o uso de combustíveis renováveis e menos poluentes e possibilitar a integração dos diversos meios de transporte, também estão entre as diretrizes da PMMU melhorar a qualidade do transporte coletivo e desestimular a utilização do transporte individual por automóvel priorizando projetos de transporte público coletivo estruturadores do território e indutores do desenvolvimento urbano integrado.

Foram convidados para participar do debate a assessora da Subsecretaria Estadual de Transporte e Mobilidade, Joana Campos Brasil; o professor do Departamento de Engenharia Elétrica da UFRJ, Richard Stephan; e os sócios da MagLev Company Brazil -Soluções Inteligentes, professor da Universidade Federal de Santa Catarina Rogério Lacerda e o engenheiro mecânico, Felipe Costa.

Fonte: Superintendência de Comunicação Institucional da CMBH

Nenhum comentário:

Postar um comentário