Abaixo o vídeo da reunião.
terça-feira, 7 de outubro de 2025
Fotos da Reunião Especial em reconhecimento aos eventos Off-Road sobre duas rodas e Moto Turismo
segunda-feira, 29 de setembro de 2025
Reunião Especial homenageia eventos off-road
A Câmara Municipal de Belo Horizonte será palco, no próximo dia 6 de outubro, às 19h, de uma reunião solene em reconhecimento aos grandes eventos off-road sobre duas rodas e ao moto turismo de Minas Gerais. A homenagem valoriza iniciativas que movimentam o esporte, a economia e o turismo do Estado, destacando três encontros de referência nacional: o Enduro da Independência, o Bike Fest Moto Tour e o Mountain Bike XCO.
O vereador Braulio Lara, autor da homenagem, ressalta a importância dessas modalidades como propulsoras de superação, união e desenvolvimento esportivo. Apaixonado por duas rodas e praticante do motociclismo, o parlamentar defende o fortalecimento do esporte como ferramenta de transformação social, de incentivo à qualidade de vida e de promoção da cultura mineira de aventura.
A solenidade será aberta ao público e promete ser um momento de celebração e valorização de atletas, organizadores e entusiastas que fazem do esporte um verdadeiro patrimônio de Minas Gerais. O encontro é um convite à participação de todos que acreditam no poder do esporte para gerar oportunidades, promover o turismo e inspirar novas gerações a trilhar caminhos de coragem e conquistas.
ANOTE AÍ
DATA: 6 de outubro (segunda-feira)
HORÁRIO: 19 horas
LOCAL: Câmara Municipal de Belo Horizonte (Av. dos Andradas, 3100, Santa Efigênia, Belo Horizonte. Plenário Amintas de Barros).
Belo Horizonte cai 20 posições em ranking de competitividade e fica em 33º lugar no Brasil
Belo Horizonte perdeu espaço no Ranking de Competitividade dos Municípios 2025, elaborado pelo Centro de Lideranças Públicas (CLP). A capital mineira despencou da 13ª posição, em 2024, para a 33ª colocação na edição deste ano, que avaliou 418 cidades com mais de 80 mil habitantes em todo o país.
O levantamento considera três dimensões principais. Em “instituições”, avalia governança, sustentabilidade fiscal, funcionamento da máquina pública; em “sociedade”, educação, saúde, segurança; em “economia”, analisa ambiente de negócios, inovação, capital humano.
Segundo o CLP, o objetivo é oferecer uma ferramenta de análise para gestores públicos e investidores privados, permitindo comparar o desempenho das cidades e estimular políticas de desenvolvimento sustentável.
No total, os municípios avaliados representam 60,28% da população brasileira (128,1 milhões de habitantes). Entre os destaques nacionais, São Caetano do Sul (SP) lidera o ranking, seguida por Florianópolis (SC) e Barueri (SP).
Reportagem extraída do site O FATOR em 28/08/2025
Jornalista Tatiana Moraes
Braulio Lara palestra sobre o Plano Diretor de Belo Horizonte
No último dia 25 de setembro de 2025 o vereador Braulio Lara (Novo) participou de um bate papo na sede do CMI-SECOVI (Câmara do Mercado Imobiliário), que abordou os desafios do atual Plano Diretor de Belo Horizonte para a construção civil na nossa cidade. O parlamentar falou da necessidade de mobilização das entidades do mercado imobiliário para participar das conferências municipais, que nortearão a elaboração da nova proposta de alteração do Plano Diretor que deve ser discutida em 2027.
Segundo Braulio Lara, é necessária uma revisão drástica na Lei, que atualmente afugenta investimentos para as cidades vizinhas, e expulsa a geração de emprego, renda e impostos para fora de Belo Horizonte. "A outorga onerosa não atingiu os objetivos propostos e a limitação do coeficiente de aproveitamento básico só beneficia as cidades da região metropolitana. É necessário flexibilização das normas de maneira a proporcionar a volta dos grandes investimentos imobiliários para a capital mineira", finalizou.