segunda-feira, 29 de setembro de 2025

Belo Horizonte cai 20 posições em ranking de competitividade e fica em 33º lugar no Brasil

 Belo Horizonte perdeu espaço no Ranking de Competitividade dos Municípios 2025, elaborado pelo Centro de Lideranças Públicas (CLP). A capital mineira despencou da 13ª posição, em 2024, para a 33ª colocação na edição deste ano, que avaliou 418 cidades com mais de 80 mil habitantes em todo o país.


Apesar da queda expressiva, BH segue como a cidade mineira mais bem posicionada na lista, seguida por Itabira, na região Central de Minas, e Itajubá, no Sul, que também aparecem entre os 50 municípios mais competitivos do Brasil. Itabira escalou dez posições e ocupa a 45ª lugar, enquanto Itajubá subiu 26 colocações e agora está em 46º.

O levantamento considera três dimensões principais. Em “instituições”, avalia governança, sustentabilidade fiscal, funcionamento da máquina pública; em “sociedade”, educação, saúde, segurança; em “economia”, analisa ambiente de negócios, inovação, capital humano.


Segundo o CLP, o objetivo é oferecer uma ferramenta de análise para gestores públicos e investidores privados, permitindo comparar o desempenho das cidades e estimular políticas de desenvolvimento sustentável.


No total, os municípios avaliados representam 60,28% da população brasileira (128,1 milhões de habitantes). Entre os destaques nacionais, São Caetano do Sul (SP) lidera o ranking, seguida por Florianópolis (SC) e Barueri (SP).


Reportagem extraída do site O FATOR em 28/08/2025

Jornalista Tatiana Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário