domingo, 21 de maio de 2017

Coluna Jornal Folha Buritis - Mai/2017


Concluímos nesse mês de maio 100 dias de trabalho frente à Diretoria da Associação do Bairro Buritis. É um marco importante para avaliar os avanços realizados. Estamos mobilizados para fazer o melhor perante nossa comunidade. No entanto, sabemos que poderíamos ter andado mais se a ABB já possuísse uma estrutura mínima de funcionamento. Atualmente o trabalho é feito apenas por voluntários em horário parcial. Afinal, todos têm suas atividades profissionais e por isso não podem se dedicar tanto à nossa causa apesar de o bairro demandar isso.

O primeiro trimestre de trabalho já trouxe algumas inovações para a ABB. Todas as reuniões são transmitidas ao vivo pela internet no facebook.com/associacaobairroburitis e temos conseguido trazer alguns convidados para criar um diálogo mais próximo dos moradores. Já tivemos a presença do Major Celante e do Tenente Edney da 126 Cia da PMMG, do vereador Prof. Wendel, da Gerente de Marketing e Relações Institucionais da UNI-BH Marina Marques e do Coordenador Regional Oeste da PBH Gelson Leite. Novos convidados virão trazer mais informações nas próximas reuniões anfitriãs. Além disso, já recebemos diversos alunos de universidades (UNI-BH, UFMG, PUC, Newton Paiva) que tem nos procurado para ser tema base de seus projetos e trabalhos.

As reuniões de boas-vindas também tem sido importantes para apresentar um pouco da história da ABB para os novos participantes. É fundamental as pessoas terem conhecimento de toda a trajetória percorrida pelos 20 anos de história da Associação.

Na área dos projetos, temos também temos bons resultados. Conseguimos ativar o projeto da Rua de Lazer na Av. Henrique Badaró Portugal para formatar junto à PBH um piloto probatório sobre a adesão da comunidade. Para isso estão sendo colhidas assinaturas presenciais para que esse projeto seja consolidado como “DOMINGO A RUA É NOSSA” e garantir o fechamento da via todos os finais de semana para propiciar um momento de lazer para as famílias. Além disso, em Outubro haverá o Buritis em Festa na DAS HAUS e que já está sendo organizado. Muita coisa bacana está por vir.

Para que a ABB consiga andar de forma mais consistente, vamos precisar de maior engajamento da nossa comunidade. Pretendemos trazer pelo menos 50 voluntários moradores para revezar nas ações comunitárias e também de mais associados para contribuírem com R$ 10,00 por mês no caixa da ABB. Esses recursos serão importantes para criar estrutura de operação e dar início a trabalhos de manutenção nos espaços que o poder público tem se mostrado ineficiente. Não temos como esperar indefinidamente.

Os próximos 100 dias temos como meta consolidar o projeto da Rua de Lazer, promover o associativismo e criar meios que nosso voluntários nos ajudem a “carregar o andor”. Além disso, vamos promover os próximos eventos e apoiar as iniciativas de moradores que estão alinhadas com o propósito da ABB como por exemplo feira de artesanato, competições esportivas, festas (desde que respeitem os parâmetros das leis de perturbação do sossego) e eventos de promoção do conhecimento e do saber. Contamos com todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário