quinta-feira, 31 de maio de 2018

Tudo está conectado - Coluna Jornal Folha Buritis - MAI/2018

Tudo está conectado


O mês de maio de 2018 está sendo consolidado como um mês de grandes acontecimentos no nosso país. E em um mundo onde tudo se interconecta, os efeitos das paralisações dos caminhoneiros obviamente iriam afetar nosso cotidiano.

Diminuição do número de veículos nas ruas, escolas sem aulas, transporte público em escala de horários diferente. Dúvidas quanto ao abastecimento de alimentos, corrida ao supermercado, prateleiras vazias. Postos de combustível com filas enormes, carros sem gasolina, compromissos adiados. Coleta de lixo suspensa, lixo pelas ruas e desorganização.

A obra da Mário Werneck em frente ao Parque Aggeo Pio Sobrinho, que já acumulava atrasos, certamente vai invadir semanas no mês de junho. Enquanto isso, o tráfego desviado continua transformando a vida dos moradores em regiões que antes eram mais tranqüilas.

Tudo se conecta e absolutamente tudo se relaciona. E por isso, em um sistema tão complexo e interdependente, não podemos pensar que soluções que brotam na urgência, isolando tantas variáveis do problema, darão certo. E de medidas paliativas estamos cheios. Por que não podemos planejar melhor o futuro de tal forma que menos problemas fiquem encobertos para estourar com tanta força e com tanto impacto?

A realidade é que as pessoas depositam muito da responsabilidade da mudança no Estado, no Governo. Paradoxalmente, o nível de descrença nos políticos chega a níveis altíssimos. Ora, quem são as pessoas que ocuparão os governos? Não temos para onde correr e se queremos realmente mudanças, a principal mudança desse processo é VOCÊ.

Sim, você mesmo! Você que está se perguntando “como fazer” terá apenas uma saída: dedicar uma parte do seu tempo para atuar no seu entorno e começar atuar pelo seu coletivo. Seja em seu prédio, no seu clube, na sua igreja ou no seu bairro. Está na hora de todos participarem mais das coisas coletivas. Quando começamos a entender melhor e atuar sobre o problema do todo, certamente teremos grandes ganhos individuais. Temos que ousar sair da nossa “casinha” individualista. Desperte esse sentimento nobre e lute pelo outro também!

Todas as transformações que estamos vivendo estão sendo muito importantes para nossa evolução enquanto sociedade. Estamos tendo uma grande oportunidade de refletir sobre o que realmente é importante e sobre o que temos que dar foco. Tratar momentos importantes como questões importantes. Tratar assuntos fúteis como questões de segundo plano.

Temos que sonhar como é de fato o lugar que queremos viver e alinhar nosso padrão mental em torno desse propósito, trocar pessimismo por otimismo, tristeza por alegria, medo por coragem e já que tudo está conectado, faça o seu melhor!



Nenhum comentário:

Postar um comentário