quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Plan Do Check Action Buritis - Coluna Jornal Folha Buritis - AGO/2018


Coluna do Presidente

As teorias para a gestão da qualidade utilizam o ciclo PDCA (Plan Do Check Action) como sendo uma metodologia para gestão de projetos que permita a melhoria continua. Após planejar o caminho a ser trilhado, a Associação do Bairro Buritis (ABB) começa a colher os frutos do FAZER. Projetos que ficaram em desenvolvimento por mais de um ano, começam a ser implantados e já trazem bons ventos ao bairro.

Primeiramente o projeto da Feirinha Buritis que será inaugurado em 01/09/2018. A idéia original era de recriar espaços de exposição de artesanato no Bairro. Iniciativas anteriores não prosperaram devido a vários fatores. A tentativa da ABB foi de criar uma feira de artesanato na Rua Paulo Surette mas que não foi adiante por dois motivos: o primeiro é que por se tratar de espaço público, uma feira naquele local necessitaria de licenciamento e licitação para compor o rol de feirantes, perdendo a característica de regionalização pretendida; segundo porque após a instalação de semáforos nos cruzamentos da Mário Werneck com Rua Cônsul Walter e Rua Eng. Aluisio Rocha, a Rua Paulo Surette deixou de ser uma rua tranquila para se tornar uma importante rua no escopo do quarteirão, utilizada para a realização de retorno. Agora a Feirinha Buritis é lançada em um espaço privado, diante da recepção da idéia pela UNIBH que abrigou a feira no seu Projeto Campus Aberto. A tão esperada Feirinha agora é uma realidade.

Outro projeto importante que iniciou no mês de junho é o Adote o Verde com a ABB. A equipe de jardinagem contratada está atuando em todos os canteiros e praças adotados no bairro custeados por um grande condomínio formado por empresas do bairro que expõem suas logomarcas nas placas do projeto. A primeira meta para viabilização do projeto foi atingida logo no final de julho e agora o próximo passo é receber mais co-adotantes para que futuramente possam ser feitos investimentos paisagísticos no verde do bairro.

Por fim, o Fórum Buritis na Política que está chegando em setembro a seu último painel de debate após um ano de encontros com pretensos candidatos a disputar algum cargo nas eleições de 2018. O formato foi muito elogiado por diversas pessoas e esperamos que nas próximas edições tenham mais participantes.

Todos os projetos implementados, precisam obviamente de melhorias e aperfeiçoamentos. E assim, fazendo um checklist de todas as lições aprendidas, pontos de melhoria e ajustes de rotas, vamos criando um caminho em busca da excelência. Aos poucos essa maturidade vai se transformando em padrão de processo, de tal forma que, cada vez mais, a Associação do Bairro Buritis fique mais organizada e consiga tornar o ambiente de convivência do bairro cada vez melhor. Afinal, nosso lema é #SOU MAIS BURITIS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário