quinta-feira, 13 de maio de 2021

[VÍDEO] Assinado convênio para contenção de enchentes na Av. Tereza Cristina

    As prefeituras de BH e Contagem assinam, junto com o governo de MG, acordo de cooperação técnica para execução das obras de contenção de cheias nos córregos Ferrugem e Riacho das Pedras, que são afluentes do Ribeirão Arrudas.

    Este foi o tema tratado em plenário, nesta quinta-feira, 13 de maio, pelo Vereador Braulio Lara. Segundo ele, um registro bastante alegre devido a assinatura do acordo tão sonhado. “As inúmeras famílias que moram na Avenida Tereza Cristina e ruas próximas agradecem por esta cooperação técnica. A boa política é assim: tem que focar nas soluções dos problemas para a população”.

    De acordo com o parlamentar, os problemas das enchentes são recorrentes e a população precisava deste encaminhamento real. Agora é hora de pegar os projetos de engenharia que foram propostos e por para serem executados. “Lá na Avenida Tereza Cristina os moradores têm um grupo de Whatsapp onde trocam mensagens sobre o nível do Arrudas em períodos chuvosos. Tudo isso para que não sejam pegos de surpresa, pois lá eles perdem tudo”, disse.

    Braulio Lara lembrou ainda que os deputados estaduais devem ser mais céleres na aprovação do Projeto de Lei que referenda o acordo do governo de Minas Gerais com a Vale. “O povo não pode pagar pela morosidade da política. Na verdade a política tem que focar em resolver os problemas das pessoas e trazer soluções efetivas. Estarei fiscalizando todos os processos e vou continuar cobrando uma solução definitiva para os problemas”, finalizou.

O ACORDO

    O governador Romeu Zema assinou nesta quarta-feira (12/5), acordo de Cooperação Técnica com as prefeituras de Contagem e Belo Horizonte para execução das obras de contenção de cheias nos córregos Ferrugem e Riacho das Pedras, que são afluentes do Ribeirão Arrudas. As intervenções para minimizar os impactos das enchentes na região da Avenida Tereza Cristina deveriam ter sido feitas há mais de uma década, mas só agora sairão por completo do papel.

    Serão destinados R$ 298 milhões provenientes do Termo de Reparação assinado com a Vale após o rompimento da barragem em Brumadinho, em 2019. Atualmente, o Termo é analisado na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

    Os valores de cada intervenção serão definidos após atualização dos orçamentos dos projetos pelas prefeituras e pelo Estado. O governo estadual será responsável pela liberação dos recursos, por meio de convênios.

INTERVENÇÕES

    Está prevista a construção de três bacias de contenção de cheias no Córrego Ferrugem. As bacias da Vila Itaú e Vila PTO serão feitas pelo município de Contagem, enquanto a Bacia da Vila Esporte Clube, e um parque linear, serão de responsabilidade de Belo Horizonte.

    Já no Córrego Riacho das Pedras (em Contagem) serão concluídas as obras da Bacia B2 (Bacia do Rio Volga); a execução da Bacia B5 (Toshiba); a execução do canal de macrodrenagem; a revisão dos projetos das demais bacias e posterior conclusão das obras; além das desapropriações necessárias. Esta etapa recebeu recursos de convênios do governo federal, mas dependia de recursos estaduais adicionais.

    Com as intervenções, a expectativa é minimizar os estragos causados na Avenida Tereza Cristina justamente por conta do transbordamento dos córregos Ferrugem e Riacho das Pedras, que desaguam no Arrudas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário