segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

O excesso de liberdade e o empoderamento pela disciplina


Estava ouvindo uma palestra do Zig Ziglar e uma parte me chamou muita atenção: de que adianta a liberdade em excesso sendo que a potencialização dos talentos apenas ocorre por meio da disciplina?

Os campeões na totalidade são pessoas disciplinadas, que suportaram a dor e apenas gozaram da liberdade quando estavam em um patamar muito alto. A liberdade na sociedade moderna tem que ser repensada, principalmente na formação dos filhos (extensível às gerações). Não me pergunte como. Não existe a fórmula mágica mas a falta de disciplina tem feito pessoas talentosas a se contentarem em patamares baixíssimos de performance em várias áreas da vida. O que falta para a formação das pessoas é a disciplina.

Busquei uma citação no livro Alem do Topo, de Zig Ziglar, que trás uma boa questão para se pensar. Veja:

"O marinheiro tem a liberdade dos mares somente quando se torna escravo da bússola. Até que ele seja obediente à bússola, ele deve se manter dentro da costa. Uma vez que se torna obediente, ele pode ir a qualquer lugar em que seu navio o levar. Quando você pega um trem que o leva para fora da sua rota, você está livre, porém, não pode ir a lugar algum. Retirar o volante de um automóvel e anular seu direcionamento sem controle de alguém fará com que ele não consiga se mover. O homem funciona de forma semelhante. A liberdade - a liberdade real - vem junto com a disciplina, fortalecida pela moral absoluta." (ZIGLAR, Z. Além do topo: O sucesso e sua felicidade não tem limites. Rio de Janeiro: Thomas Nelson Brasil, 2011)



Nenhum comentário:

Postar um comentário