O rompimento da barragem do Parque Lagoa do Nado era uma tragédia anunciada, pois a prefeitura tinha conhecimento da necessidade de adequações em seu barramento.É o que diz a justificativa da licitação feita pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura – SMOBI para a contratação de serviço técnico profissional especializado para elaboração de estudos e projetos executivos para adequações no barramento do Parque Municipal Fazenda Lagoa do Nado.
Em agosto de 2019, a ENGESOLO elaborou “Diagnóstico Preliminar das Condições de Estabilidade da Barragem Lagoa do Nado” o qual identificou a necessidade de adequações no barramento para melhoria nos fatores de segurança quanto à estabilidade frente às normas técnicas vigentes atualmente, propondo, inclusive, sua substituição por novo barramento de terra a jusante.
Em agosto de 2021, a STRATA apresentou “Parecer sobre as condições de estabilidade da Barragem do Nado”, o qual pontuou as mesmas considerações levantadas pela ENGESOLO anteriormente.
O tempo passou e em outubro do ano passado a empresa CONSMARA ENGENHARIA foi homologada vencedora da licitação com o valor de mais de 1 milhão de reais para apresentar à PBH estudos e projetos de recuperação e reforço das estruturas.
Já são 5 anos desde o diagnóstico preliminar emitido pela ENGESOLO. Neste tempo a prefeitura não conseguiu resolver o problema?
A empresa vencedora da licitação já apresentou os projetos e estudos?
Alguma atitude foi tomada após o conhecimento destes documentos?
O que foi feito de concreto neste último ano para que eventos como o de ontem não aconteçam mais?
E fica também a pergunta: as barragens da Pampulha e Santa Lúcia são seguras?
Nenhum comentário:
Postar um comentário