quinta-feira, 29 de julho de 2021

Um assunto que merece toda atenção da sociedade

Foi aprovado na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário da Câmara Municipal de BH um requerimento, de autoria do vereador Braulio Lara, que cria o grupo de trabalho “BH Sem Morador de Rua”.

O legislativo municipal vai estudar e debater possíveis soluções para frear o crescente número de pessoas em situação de rua - que além da dimensão social, impacta diretamente o desenvolvimento econômico da capital.
Ao trabalho.



3 comentários:

  1. ÓTIMA INICIATIVA !
    Poucos dias antes o nosso Dr Wilson Campos, Advogado e consultor jurídico do MAMBH, pulicou matéria a esse respeito no seu Blog (http://wilsonferreiracampos.blogspot.com/2021/07/cresce-em-bh-populacao-em-situacao-de.html) e solicitou o nosso comentário a respeito, o qual transcrevo a seguir:
    "Realmente o caso é complexo e de difícil solução, uma vez que (como informou) "a maioria dos viventes nesta situação se nega a sair das ruas do centro da cidade e ser encaminhada para alojamentos municipais."
    - Isto pode indicar a existência de uma patologia psicológica em comum nesta maioria, que precisa ser analisada com o objetivo de trata-la assertivamente e desenvolver um caminho eficaz para a solução do problema. É necessário, em tese, a criação de uma força tarefa específica dentro dos órgãos públicos para se dedicar ao problema do nosso meio, pois a cultura de cada sociedade (país) é diferente.
    - Uma observação que se faz é que os hospitais de campanha, construídos para o tratamento COVID, se não fossem simplesmente desmontados, poderiam ser usados para o tratamento da saúde destas pessoas, com medicação adequada para o controle das drogas inclusive, já que que tinham uma estrutura pronta e suporte médico que poderiam se ajustados para os tratamentos necessários.
    - Mas o tratamento do problema passa pela necessária visão e vontade política."
    Diretamente para o Dr. Wilson complementei com:
    "Observei no comentário do Blog do nosso Paulo Gomide que o Vereador Braulio Lara, com quem trabalha, tem uma proposta para essa questão, porém está em formatação, aprimoramento. Talvez seja oportuno um contato com eles a respeito."
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Como e importante e necessária uma iniciativa no sentido de resolver este problema.Mas, como bem disse o Dr.Wilson Campos,é um problema que vai além de arrumar um alojamento e sim, precisa-se de um tratamento físico-psicológico para este grupo de nossa sociedade.E para isto, será necessário um interesse e uma ajuda maciça do poder púbico.Parabéns vereador Bráulio, não deixe esta ideia morrer!!

    ResponderExcluir
  3. Ola faço parte de um grupo q distribui quentinhas a noite na regiao da Lagoinha. Sei q passa sim pela questão da vontade do poder público, mas penso q dar a essas pessoas uma competência profissional bem básica já seria um diferencial q poderia ser um passo inicial na recuperação de sua auto confiança. Trabalhar c material para a reciclagem não é indigno, mas acredito q eles possam mais. Fica a ideia. Sucesso

    ResponderExcluir