quinta-feira, 25 de agosto de 2022

Sincateva BH e Ascobap realizam novo encontro do “Movimento Barro Preto + Seguro”

 


O evento aconteceu ontem (24/08), no auditório da Fecomércio MG, e contou com a presença de diversas intuições, como PMMG, PBH, CDL-BH e outros, além de empresários do comércio e moradores da região

Com o objetivo de debater um planejamento estratégico para a redução da criminalidade, da desordem social e da sensação de insegurança no bairro Barro Preto, localizado na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, o Sindicato do Comércio Atacadista de Tecidos, Vestuário e Armarinhos de Belo Horizonte (Sincateva BH) e a Associação Comercial do Barro Preto (Ascobap) realizaram mais encontro do “Movimento Barro Preto + Seguro”.  O evento, que aconteceu ontem, 24 de agosto, no auditório da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG), contou com a presença de diversas instituições, além de empresários do comércio e moradores da região.

Entre os participantes desse encontro, estavam o comando da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG); o coordenador de Atendimento Regional Centro-Sul da Prefeitura de Belo Horizonte, Álvaro Eduardo Goulart; o Secretário Municipal de Segurança e Prevenção de Belo Horizonte, Genilson Ribeiro Zeferino; o vereador Braulio Lara (Novo); o diretor do Conselho da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH) Barro Preto, Fausto Izaac, entre outros. Os presentes discutiram soluções para o combate ao vandalismo e à criminalidade e, claro, o desenvolvimento de ações para a futura revitalização econômica, cultural e social do local.


A abertura do evento foi realizada pelo presidente do Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac em Minas, Nadim Donato, que, na ocasião, agradeceu a presença de todos no encontro e colocou as entidades à disposição para o enfretamento do problema. Em seguida, o presidente do Sincateva BH, Lúcio Emilio de Faria Junior, que geriu a reunião, falou sobre o propósito do encontro. “O movimento tem o intuito de elevar a autoestima dos empresários do Barro Preto e, com isso, diminuir aos anúncios de aluga-se e trazer de volta os clientes para um dos principais polos de moda da capital mineira”, ressalta.

O presidente da Ascobap, José Paulino Pires, aproveitou para enfatizar o quanto o apoio da PMMG e da guarda municipal tem sido essencial nesses últimos meses para os comerciantes do Barro Preto. “Se não fosse essa ajuda desde janeiro, infelizmente, teríamos que fechar as portas das lojas porque os moradores de rua estão se aglomerando na entrada e não deixam os clientes passarem”, declara.

Já o Secretário Municipal de Segurança e Prevenção de Belo Horizonte, Genilson Ribeiro Zeferino, apresentou alguns fatores que contribuem para esse cenário atual. “Algumas questões, como o transporte clandestino, a prostituição, o uso de drogas e os bares que se tornam boates ao longo da madrugada acabam intensificando os pontos de insegurança na Região Centro-Sul. E, ainda, os imóveis abandonados trazem mais riscos para o público de lá”, explica.

Um dos principais temas discutidos durante o encontro foi a questão de limpeza urbana, que, inclusive, é uma das reclamações dos moradores do Barro Preto. O gerente de Limpeza Urbana da Região da Centro-Sul, Denilson Pereira de Freitas, frisou a rotina diária dos caminhões para combater os maus odores e lixos espalhados pelas ruas. “O serviço de lavar as calçadas, por exemplo, é realizado de segunda a segunda com água, sabão e desinfetante e as coletas também são realizadas todos os dias no final da noite, pois fica inviável passar após as lojas fecharam, devido ao trânsito intenso. Além disso, foi implantado também a coleta seletiva, que passará todas as quartas-feiras.

No encerramento, o comandante do 1º Batalhão da PM (BPM), tenente-coronel Alexandre Oliveira, apresentou as ações que já estão sendo realizadas pela Polícia Militar no Barro Preto. “Ao longo do ano, foram realizadas diversas estratégias na região com o intuito de precaver a questão de insegura pública, como operações internas para mapear presos que estão em liberdade condicional, além de estudos sobre as câmeras do Olho Vivo”, afirma.

Fonte: Site FecomércioMG aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário