terça-feira, 15 de agosto de 2017

Coluna Jornal Folha Buritis - Ago/2017



Nossa voz no lugar certo

Nesse mês trabalhamos para colocar a Associação do Bairro Buritis (ABB) conectada aos conselhos municipais que fazem a ponte entre a população e à Gestão Municipal. Essa medida foi importante para permitir que a nossa opinião, demandas e diretrizes sejam realmente ouvidas pelo poder público, nos respectivos locais “apropriados”.

Poderíamos questionar se seriam os únicos locais apropriados, discutir a forma, etc. No entanto, entendemos que para sermos agentes transformadores temos que trabalhar com as estruturas atuais e suas regras. É importante reconhecer o funcionamento das discussões e decisões da cidade, e assim propor melhorias e novas diretrizes de trabalho quando for o caso.

Sendo assim, hoje a ABB está representada nos seguintes Conselhos Municipais, que tiveram nas últimas semanas, eleições para novos mandatos, normalmente de 2 (dois) anos:

- COMAM (Conselho Municipal do Meio Ambiente - PBH);

- COMPUR (Conselho Municipal de Políticas Urbanas - PBH);

- CRTT (Comitê Regional de Transporte e Trânsito – Regional Oeste);

- CONSEP (Conselho Segurança Pública – 126ª Cia - PMMG)

No COMAM e no COMPUR, a ABB foi eleita para a vaga de titular no setor popular e estará sendo representada pelo Sr. Paulo Gomide, fundador e conselheiro da ABB. Em que consiste essa representação? Significa emitir parecer ao processos de submetidos ao conselho, para que esses sejam votados em reuniões ordinárias do Conselho, direcionando decisões, vetos e políticas na esfera do executivo municipal. Decisões na área do meio ambiente, das políticas urbanas e assuntos correlatos. Os pareceres devem ser balisados nas normas e legislação vigente, mas quando existe ausência do aparato normativo, as decisões devem ser pautadas pelo bom-senso, sempre sob o ponto de vista da cidade.

Já no CRTT, a ABB foi eleita por meio dos seus Diretores Gracy Torres e Rômulo Belfort, além do morador do bairro,o Sr. Hélio Moreira, e tem as 3 cadeiras no território 5 da Regional Oeste. O CRTT é vinculado à BHTrans e à Regional Oeste. No CRTT vão passar diversas pautas vinculadas ao trânsito, assunto prioritário para nós no Buritis.

Estamos estruturando núcleos de trabalho para quem quiser participar das atividades vinculadas às pautas dos conselhos e somar forças. Nosso objetivo é dar visibilidade aos temas e permitir a participação mais intensa de mais membros. Até porque, é importante ter nossa voz no lugar certo e também preparar as sucessões de voluntários para os próximos anos. Nossa Associação precisa estar sempre ativa.

Nos acompanhe no nosso site www.associacaobairroburitis.com.br e também nas redes sociais. Contamos com a força de todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário