terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

Com presidente na CMBH, Associação do Buritis busca novo representante

 


Fonte: Daqui BH

    Eleição da ABB acontece no dia 23 de fevereiro e visa substituir Braulio Lara, eleito vereador em BH pelo partido NOVO

    A Associação de Moradores do Bairro Buritis (ABB), conhecida no cenário de Belo Horizonte como uma das associações mais atuantes e organizadas da cidade, completa, em 2021, 25 anos de atividade.

Atualmente, o Buritis tem mais de 30 mil habitantes. Para representar um bairro como este, a ABB precisa se organizar junto à comerciantes, moradores e suas problemáticas. Segundo o atual presidente, Braulio Lara, que trabalhou na ABB nos últimos quatros anos, os projetos realizados ajudam na melhoria do bairro, mas sem os moradores e comerciantes, nada disso seria possível.

    Regida por objetivos como melhoria na qualidade de vida e no bem-estar de moradores do Buritis, a ABB, mesmo com a pandemia, conseguiu dar continuidade a alguns projetos, como  o 1° Programa Adote o Verde, que preza pela manutenção de todos os jardins e canteiros do bairro.

    “É uma forma coletiva, onde as empresas que são co-adotantes participam de um grande condomínio, e esse recurso é utilizado para fazer a gestão da manutenção periódica e das melhorias de paisagismo que a gente já vem conquistando ao longo do tempo”, diz Braulio.

    O bairro também conta um jornal mensal, o Folha Buritis, que tem como objetivo informar os moradores da região sobre o andamento das pautas comunitárias.

   “Existe também uma pista de caminhada na Avenida Henrique Badaró Portugal e agora a gente realizou a instalação de um lavatório dentro do parque. Aos poucos estamos conseguindo dar os passos. Mas certamente se não fosse por causa da pandemia, a gente já estaria bem adiantado”, declara o presidente da ABB. 

    Outros trabalhos, que não foram realizados no ano passado, retornarão em 2021, como a adoção do Parque Aggeo Pio Sobrinho. A ABB está em busca de parceiros que possam apoiar, por meio de publicidade, para conseguir recursos. “As melhorias seriam na reforma da quadra, no banheiro, na instalação de mais cadeiras e lixeiras. É um projeto que estava todo organizado, mas a pandemia o fez ficar freado’, completa Braulio .

    A ABB também marca presença no Conselho Regional de Transporte e Trânsito, no Conselho Municipal de Políticas Urbanas, no Conselho Municipal de Meio Ambiente e no Conselho Comunitário de Segurança Pública (CONSEP).

    “O fato é que a associação do bairro Buritis sempre participa de todas essas linhas de discussão comunitária para justamente trazer não só os ensaios dos moradores de frente aos problemas, mas também de ouvir e conhecer o escopo da nossa regionalidade”.


ELEIÇÃO PARA NOVO PRESIDENTE 

    Esse ano, a associação terá um novo presidente. A eleição, que será realizada no dia 23/02, acontecerá de forma virtual, nas redes sociais da instituição. Para participar da votação, as pessoas precisam ser associadas. O novo representante da ABB ficará no cargo por dois anos, podendo ser reeleito, e terá a responsabilidade de cuidar dos interesses dos moradores e comerciantes, além de enfrentar o desafio de realizar essas tarefas durante a pandemia.


ENTREVISTA "Braulio Lara: da ABB para a CMBH"

Braulio Lara, conhecido por muitas pessoas como atual presidente da Associação de Moradores do Bairro Buritis, também é professor do Centro Universitário de Belo Horizonte – UniBH, empresário do ramo imobiliário e, neste ano, começa uma nova função como vereador de Belo Horizonte. 

JDaqui: Quem é Braulio Lara?

Braulio: Me chamo Braulio Alves Silva Lara, me apresento como Braulio Lara. Tenho 39 anos, nasci em Belo Horizonte, fui criado no Bairro Prado, mas quando me casei vim morar no Bairro Buritis, onde estou desde 2009. Sou formado em ciências da computação e tenho mestrado e especialização na mesma área. Hoje, trabalho como professor no curso de engenharia civil, tenho uma imobiliária no bairro, sou presidente da ABB  e, agora, sou vereador de Belo Horizonte. 

JDaqui: Como é a sua rotina?

Braulio: Minha rotina é acordar cedo e parar meia noite. Eu tento gerenciar o meu tempo para ser o mais eficiente possível. E, agora, terei um novo cotidiano na Câmara Municipal, tenho que chegar e me estabelecer, então estou em um momento de transição para me ajustar dentro do novo cenário. Esse é o meu principal foco no momento. 

JDaqui: Sempre quis trabalhar em um cargo político? Como você começou?

Braulio: Eu, assim como muitos brasileiros, me despertei para a política durante a Copa da Confederações, em 2013, em um momento de muita reflexão com relação ao que a gente é, e para onde estávamos indo com o nosso país. Naquela ocasião, me recordo que estava todo mundo revoltado, indo para as ruas, fazendo manifestações, e uma pessoa me perguntou em quem eu tinha votado na última eleição. E eu, sinceramente, não lembrava, principalmente dos meus votos para os cargos do legislativo. Porque o brasileiro, como um todo, é chamado às urnas, mas a maioria vota sem muito compromisso e com desinteresse. As pessoas não lembram em quem votaram e o que aconteceu com os votos delas. E a gente cobrar dos outros sem dar o exemplo é praticamente inviável. Devemos ter a percepção de que, primeiro, é preciso fazer a nossa parte, depois cobrar dos outros. Então, eu passei a ser uma pessoa interessada e buscar informação sobre política para não ser uma pessoa alienada no assunto. Percebi muitas inconsistências e muitas verdades estavam sendo escondidas. Comecei a participar, efetivamente, em 2015, quando me candidatei para a presidência da ABB e não ganhei. Em 2016, me dediquei ao bairro e já tinha uma bagagem, me candidatei novamente para a eleição da associação e ganhei. Quando tive a oportunidade, por um trabalho muito bem estruturado, me candidatei para vereador.

JDaqui: O que o Braulio, como vereador, quer fazer?

Braulio: Eu me baseei em três pilares para minha campanha em 2020: em comunidade, no mercado imobiliário e na linha acadêmica. A campanha é apenas uma etapa e sou muito grato a cada pessoa que endossou o voto em mim (5.778 votos). Entro justamente com espírito e no ritmo diferente, quero mostrar qualidade e representar na política.  

JDaqui: Como Braulio Lara quer estar daqui 10 anos?

Braulio: Se eu estiver na política ainda, pode ter certeza que eu vou estar avançando e tentando semear as boas práticas. Eu consegui conquistar muita coisa até hoje. Eu tenho a minha casa, o meu carro, não almejo criar uma linha de trabalho para aumentar isso. Nesse momento, eu estou pronto para trabalhar no coletivo.

JDaqui: O que pode mudar para melhorar a sociedade? 

Braulio: Hoje, o que me incomoda é a inércia para a resolução de determinados problemas. No mundo privado, você precisa tomar decisões rápidas e precisas porque, do contrário, você é engolido. Quando você olha para o poder público, a tomada de decisões é muito lenta, porque tem uma hierarquia. É angustiante ver questões que, aparentemente, são simples e não são resolvidas por causa desse tipo de atitude. É a coisa que me deixa mais indignado no sentido de que temos que partir para simplificar. Obviamente, tem um meio termo, com certeza, mas o meu objetivo é ser um agente transformador nessas linhas, de trazer um pouco dessa percepção para o meio público onde eu estou trabalhando. 

JDaqui: Qual é o seu maior sonho?

Braulio: Meu maior sonho é ser reconhecido e levar a política para um novo nível. É o caminho que eu pretendo vivenciar. Nesse momento, eu tenho que dar o meu melhor resultado.

JDaqui: Tem medo?

Braulio: Não chamaria de medo, chamaria de ponto crítico: não posso esquecer da minha família e da minha saúde.

 A reportagem também pode ser conferida no link abaixo:

https://www.daquibh.com.br/com-presidente-na-cmbh-associacao-do-buritis-busca-novo-representante/

Nenhum comentário:

Postar um comentário