domingo, 21 de fevereiro de 2021

Médicos mineiros defendem volta às aulas presenciais

    O movimento dos médicos mineiros pró-educação, formado por 1200 profissionais, divulgou carta aberta destinada à sociedade mineira afirmando que as crianças estão sofrendo problemas psicológicos.

    Infectologistas, pediatras e psiquiatras são categóricos ao afirmar que “o retorno escolar não pode girar em torno da essencialidade ou não dos serviços escolares ou da necessidade urgente da priorização da educação, já que estas são questões indiscutíveis. Escola é, sim, serviço essencial, e educação é direito de todos e dever do Estado e da família diante da constituição. Órgãos como o Unicef já declararam: ‘O fechamento global das escolas devido à pandemia da COVID-19 apresenta um risco sem precedentes à educação, proteção e bem-estar das crianças’. Precisamos devolver à infância a possibilidade de se desenvolver e ser educada no melhor formato que conhecemos”, escrevem os médicos na carta.

    Em outro trecho da carta, os médicos afirmam que "se, por um lado, hoje sabemos da benignidade da infecção pelo coronavírus na infância, já não há novidade no conhecimento dos efeitos do prolongamento do isolamento social e da falta de convivência com seus pares, que trouxeram graves danos à saúde física e mental das crianças, especialmente àquelas mais vulneráveis socialmente, exacerbando todas as disparidades sociais já existentes e amplamente conhecidas".

Confira a carta na íntegra:






Nenhum comentário:

Postar um comentário