Mostrando postagens com marcador mobilização social. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador mobilização social. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

Kalil decreta fechamento da cidade e vereador Braulio Lara sugere diálogo

    Na manhã desta segunda feira, 11 de janeiro, empresários, comerciantes e funcionários de lojas de Belo Horizonte se reuniram em frente à sede da prefeitura, na Avenida Afonso Pena, para protestar contra o decreto de fechamento das atividades não essenciais na cidade.



       O vereador Braulio Lara esteve presente e é contra o fechamento da cidade sem um diálogo com a sociedade. "Vamos trabalhar pela volta imediata do comércio. A população tem que trabalhar e a prefeitura tem que explicar o porquê de ter reduzido os leitos de UTI Covid", disse.

    O parlamentar apontou que não pode fazer um lockdown em Belo Horizonte alegando alegando falta de leitos. "Que voltem os leitos retirados e mantenha a cidade funcionando com os protocolos de segurança. O comitê de crise da PBH precisa incluir mais entidades da representação do setor produtivo e comércio, do parlamento municipal e também da saúde privada. Temos que estabelecer um diálogo construtivo", ponderou Braulio.

    Lockdown não resolve. Saúde e economia têm que andar juntas! Lockdown é retirar trabalho e empregos da nossa cidade, que já está com sua economia fragilizada. As pessoas querem trabalhar de forma justa e segura!



      O jornal Estado de Minas publicou reportagem informando quais vereadores se posicionaram sobre o novo fechamento do comércio. Leia a matéria no link abaixo:


segunda-feira, 14 de maio de 2018

Elvis Cortes, o Vereador que processa quem o critica - Reação Presidente da ABB

O Vereador Elvis Cortes entrou na justiça para processar a Associação do Bairro Buritis e também o site Meu Bairro Buritis. Ele acusa o site Meu Bairro Buritis de ter incitado pessoas nas redes sociais a o atacarem. Já a Associação de Moradores do Bairro Buritis foi acusada de editar um vídeo calunioso distorcendo a fala do vereador em reunião plenária da Câmara Municipal de Belo Horizonte no dia 14 de março de 2018 disponível na íntegra no link https://www.cmbh.mg.gov.br/comunica%C3%A7%C3%A3o/v%C3%ADdeos/reuni%C3%B5es/20%C2%AA-reuni%C3%A3o-ordin%C3%A1ria-14-03-2018 .

O Vereador Elvis Cortes ao falar sobre a pressão que vem sofrendo da população para a instalação da CPI da BHTrans, debochou do bairro Buritis.Veja o vídeo publicado pela ABB:

  

Ao receber a notícia que o vereador havia processado a Associação, como presidente da instituição, fiz o vídeo abaixo após ter confirmado no sistema PROJUDI a existência do processo. Veja o vídeo:

sábado, 2 de julho de 2016

Voluntariado Pro - Associação do Bairro Buritis - ABB



Vivemos em um mundo que apesar de tudo estar andando muito rapidamente, sempre somos levados a pensar que ainda temos que ser mais velozes. A velocidade da transformação da sociedade é tão grande que às vezes somos pegos olhando apenas para nosso pequeno micro mundo e esquecemos que fazemos parte do todo. A percepção do individual uma hora esbarra no coletivo. E por isso vejo como muito importante a questão do voluntariado.

Em nossas vidas, conseguimos conquistar muitas coisas. Essas conquistas, sejam emocionais, relacionais ou materiais, são troféus particulares. Mas como será ter um troféu em um local onde você não pode usufruir? Conquistar a segurança de ter uma casa mas ter a insegurança de ser assaltado. Conquistar a possibilidade de ter seus filhos nas melhores escolas mas não conseguir passar mais tempo com os mesmos devido aos atrasos do trânsito caótico. A resposta está na questão que fazemos parte de um todo e se esse todo precisa ir bem.

O voluntariado é uma forma doar um pouco do seu eu para o coletivo. Independente de sua capacidade, essa doação certamente agrega para a formação de um ambiente coletivo mais sadio. Na verdade, quando estamos doando algo, incrivelmente recebe-se muito mais em contrapartida que pode-se imaginar. É como um semente que seja plantada. Com o tempo, pode-se ter muito mais que uma planta. É o efeito multiplicador.

Desde o final do ano passado me tornei voluntário na ABB e tenho participado da vida da associação. Cada pessoa tem seu talento e as coisas que conhece. Se você é bom em uma área, tenho certeza que poderá agregar. Todos são importantes. Nesse novo ciclo que a ABB está vivendo, tenho certeza que muita coisa boa será construída pois não queremos ser voluntários para fazer coisas ruins. Se estamos trabalhando, queremos o melhor. Mesmo sendo um trabalho voluntário, então, na ABB estamos trabalhando apenas com voluntariado pro! Vamos juntos?

quarta-feira, 1 de junho de 2016

Sonhar não custa nada



“Do que me adianta viver na cidade se a felicidade não me acompanhar”. Cidade que tem bairros mas tem bairros que são como uma cidade. Nosso bairro é maior que muita cidade. Por isso ele tem que ser um lugar cada vez melhor para se viver. Claro que é um ponto de vista. Mas como saber para onde ir se não se pensar como deveria ser?
Quando o Sol levanta, me preparo para mais um dia. Após tomar um café reforçado, levo meus filhos para a escola. Essa escola é pública do mais alto nível. Os professores todos são residentes no bairro. Todos tem um motivo de querer desenvolver seus sucessores, ou seja, a geração que chega. Seus filhos e netos estudaram nessa escola. Ela possui programas de desenvolvimento técnico e científico de modo que os filhos desse bairro tem uma preparação cada vez mais sólida para que sejam profissionais mais produtivos e eficientes em suas profissões. Todos tem fluência em três idiomas: português, inglês e espanhol. Motivo simples: nossos vizinhos falam espanhol e o mundo fala inglês. As pessoas valorizam essa escola e as universidades ao redor. As famílias passam a se conhecer e percebem que o maior patrimônio social é o resultado que o futuro vai retribuir.
Não peguei trânsito, pois a escola aperfeiçoou a logística para pegar os alunos em casa. Afinal, por que no período de férias o trânsito da cidade funciona bem melhor? De qualquer forma, tudo foi pensado para não se gerar gargalos nas vias que estão disponíveis. Mesmo tendo ido de carro, transitei sem atrasos. Mas precisava me dirigir ao centro. Então, parei meu carro em um grande bolsão de estacionamento na saída do bairro. Neste local, entrei em um ônibus extremamente confortável, que teve suas rotas calculadas para que mesmo em horários de pico, nenhum passageiro tivesse que ir em pé. Tranquilamente, li as notícias do dia no meu celular enquanto ocorria o deslocamento no ambiente com pouco ruído e climatizado.
Cheguei ao local desejado e não precisei preocupar com vagas para estacionar. Me desloquei ao destino com toda a segurança de não ser tomado de assalto na rua. A economia está aquecida e em crescimento. Por isso, todos os cidadãos trabalham e tem seu sustento. A criminalidade foi caindo a tal ponto que não é mais um motivo de preocupação. Acertados os pontos da reunião sobre um novo empreendimento, fui ao banco onde o financiamento ocorre com juros baixos. O dinheiro dos bancos fomenta a produção e não a especulação. Além disso, para obter as licenças junto aos órgãos públicos, nunca fui tão bem atendido: estavam prontos para me impulsionar e a burocracia era inteligente e ágil. Todos ganhariam com o novo projeto, inclusive o Estado recebendo sua contrapartida em impostos para então cumprir seu papel. Alíquotas justas e que todo contribuinte tinha orgulho em pagar.
Tudo interligado e funcionando para crescer. Problemas sempre existiram. Mas mesmo quando precisei do judiciário, em poucas semanas, já havia uma decisão tomada sobre o assunto. Voltei para casa ao final do dia. Não perdi tempo no trânsito. Peguei meu carro no bolsão de estacionamento onde eu o coloquei com toda a segurança. Percebi que não estava legal e fui ao posto de saúde do bairro. Fui atendido por médicos muito capacitados que desenvolviam seu trabalho recebendo um salário a altura de sua formação. Enfim, no meu lar, olhei para meus filhos e percebi que nos olhos deles o futuro estava se aproximando em um contexto cada vez melhor.
Certamente, ao ler esses parágrafos, alguém poderá dizer: -- Acorda! Vem para a realidade! Mas me fala uma coisa: se você não puder mentalizar um futuro, como saber para onde você está indo? Afinal, sonhar não custa nada. Mas sua decisão, é o nosso futuro.

domingo, 1 de maio de 2016

Meu bairro Buritis tem potencial



Ao observar e cada vez mais perceber os detalhes do bairro Buritis, é fato que trata-se de um bairro que tem um grande potencial. Em todos os sentidos podemos afirmar isso. Mas existe uma diferença entre o valor real e o valor percebido.
Por se tratar de um bairro muito adensado, todo cálculo que podemos fazer parte de uma referencia de uma população residente na ordem de 30.000 habitantes. O volume de impostos que o município arrecada tanto em IPTU mas também em ITBI e ISSQN, certamente podemos estimar por baixo algo na ordem de R$ 5 milhões por mês. Esse é o valor real. Mas qual a percepção das aplicações (investimentos) no bairro? Certamente a resposta é que é muito baixa (valor percebido).
É necessário trazer mais recursos para dentro do entorno. Melhoria das vias, podas de árvores, etc. Existem várias ações que devem ser desenvolvidas para que o valor percebido seja compatível com o valor real. Como obter isso?
Tenho visto muitos trabalhos interessantes sendo desenvolvidos dentro do Buritis. Certamente, não são patrocinados pelos recursos do caixa do poder público com o dinheiro nós mesmos pagamos. São iniciativas na linha do voluntariado e que tem feito grande diferença. Essas ações muitas vezes passam despercebidas. Projetos sociais e culturais no Parque Aggeo Pio Sobrinho, ações públicas por meio da ABB - Associação do Bairro Buritis, entre outros. Redes de Vizinhos Protegidos e Rede de Comerciantes Protegidos são ações de destaque.
Mas quando pensamos que são mais de 30.000 pessoas residindo nessa região, o valor percebido de todas essas ações é muito baixo. E para reverter esse cenário, é importante vivenciar mais as experiências sociais que estão sendo criadas e dessa forma também exercer nossa cidadania.
É muito satisfatório ver as pessoas se mobilizando para criar um bairro melhor. Quem ainda não conhece, sugiro se aproximar mais e ter também essa percepção. Tenho certeza que ainda tem muita coisa para ser desenvolvida, pois afinal, estamos falando de um local que tem potencial! Aí sim teremos um alto valor real e um alto valor percebido. Qual será sua contribuição?