quarta-feira, 28 de abril de 2021

Bancada do NOVO em BH apresenta Plano de Integridade para os mandatos

Governador Romeu Zema participou do evento e enalteceu a iniciativa

    Para combater a corrupção e fortalecer a ética dos mandatos, a bancada do NOVO da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) apresentou nesta quarta-feira, 28 de abril, seu Plano de Integridade para os mandatos dos três vereadores da capital: Marcela Trópia, Fernanda Pereira Altoé e Braulio Lara, e suas equipes. 


Correligionário, o governador do estado de Minas Gerais, Romeu Zema (NOVO), marcou presença no lançamento do programa e deixou claro que integridade e transparência são peças fundamentais no serviço público. “Uma gestão transparente é uma gestão mais eficiente. Posso dizer que em Minas Gerais tivemos grandes avanços no trato com a coisa pública e com processos anticorrupção. Sabemos que em um ambiente de trabalho deve haver cooperação. Quando as pessoas cometem grandes erros e não são punidas de forma exemplar fica aquela impressão de que o crime compensa. A criação de um plano de integridade, com transparência e ética, vem para mudar este contexto. Que ele traga bons frutos para toda sociedade”, disse.

O que é o Plano de Integridade? 

O Plano de Integridade foi baseado nas práticas de compliance, utilizadas com frequência no setor privado, mas ainda pouco aplicadas no setor público, a fim de reduzir condutas ilícitas e casos de corrupção. Ele estabelece uma série de regras internas, a fim de combater atos de corrupção, suborno, assédio, e outros desvios.

O documento pretende conduzir vereadores e assessores a tomarem decisões corretas diante de possíveis conflitos de interesse, recebimentos de brindes e presentes e relacionamentos com agentes públicos. O texto ainda trata sobre como eles devem se portar em relação a informações sensíveis e confidenciais, além do relacionamento com a imprensa e exposição indevida nas redes sociais.

Marcela Trópia, líder da bancada do NOVO, apresentou de forma resumida os tópicos que delineiam o Plano de Integridade. Reforçando a importância do momento, a vereadora lembrou do compromisso que os políticos devem ter com a sociedade e reforçou que hoje é um dia histórico para a bancada do NOVO da Câmara Municipal de BH. “É a primeira grande entrega da nossa bancada e posso dizer que estamos na vanguarda, pois em nível Brasil isto nunca havia sido feito. Temos, a partir de agora, sete pilares que vão balizar os nossos mandatos, sempre com foco na ética, integridade e transparência”.

Para a vereadora Fernanda Pereira Altoé esta é uma nova forma de atuar na política e de vivenciar o serviço público. “Queremos influenciar mais e mais parlamentares do Brasil a também seguirem este caminho e olhar a política com novos olhos. Nosso Plano de Integridade tem atuação preventiva no que diz respeito à corrupção e suas mazelas, bem como valorizar o respeito e confiança para com a população. Princípios fundamentais como impessoalidade, moralidade e foco no interesse público devem ser expandidos e devem ser transformados em boas práticas no Brasil. Hoje damos um grande passo para que a integridade e a ética sejam referência para todos”.

Braulio Lara afirmou estar muito satisfeito com a entrega deste Plano de Integridade. “Este projeto se inicia agora e ele não para. À medida que formos colocando em prática os itens contidos no plano vamos evoluindo cada vez mais. Temos que valorizar as boas práticas do setor público e estamos fazendo a nossa parte, pois as pessoas têm que recuperar a confiança na política. Hoje começamos a construir uma nova história, estabelecendo alicerces seguros e sempre balizando nossas condutas no interesse público”, finalizou o vereador.

 Como foi construído o Plano?

O Plano de Integridade da bancada do NOVO da CMBH foi construído com a orientação voluntária de Daniel Lança, advogado e especialista em compliance e governança corporativa. “Queremos evitar a corrupção, os subornos ou qualquer outra vantagem indevida e, quando falamos em integridade no serviço público, já estamos nos afastando desses atos”, explica.

 Dando o exemplo no Poder Legislativo

Através do Plano de Integridade, a bancada NOVO da Câmara Municipal de BH firma ainda mais seu respeito e compromisso com a ética, a integridade e a transparência. A expectativa é que a bancada possa dar o exemplo de valorização da ética e combate à corrupção. 

    O Plano de Integridade da bancada do NOVO da Câmara Municipal de BH é um documento público, que pode ser acessado neste link.





Nenhum comentário:

Postar um comentário