sexta-feira, 8 de abril de 2022

Desenvolvimento Sustentável da Região da Pampulha

 

     A Pampulha e seu conjunto arquitetônico é fruto da saga administrativa e do espírito visionário do então prefeito de Belo Horizonte, Juscelino Kubitschek. Construído entre 1942 e 1943, o projeto original foi desenvolvido pelo arquiteto Oscar Niemeyer e o paisagista Roberto Burle Marx, em colaboração com outros grandes artistas e profissionais, entre eles, o pintor Cândido Portinari.

     Símbolo da modernização de Belo Horizonte, o conjunto arquitetônico da Pampulha abriga um grupo de monumentos formado pelo Museu de Arte da Pampulha, Casa do Baile, late Tênis Clube, Igreja de São Francisco de Assis, o espelho d'água e a orla da lagoa.

     A Pampulha é uma regional de grande importância para a capital, sendo um de seus pontos mais movimentados. Além da questão histórica e paisagística do Conjunto arquitetônico, o entorno da região possui diversos equipamentos públicos que impactam diretamente no volume de pessoas e veículos, como o Estádio Mineirão, o Mineirinho, o Campus da Universidade Federal de Minas Gerais, a Fundação Zoobotânica, além é claro dos diversos bares e restaurantes, parques e outros empreendimentos da iniciativa privada na região.

     Devido a riqueza do complexo, a Pampulha assumiu ao longo dos anos, vocação natural para o turismo e o lazer, atraindo turistas de todo o Brasil. Para além do setor cultural, a região tem uma enorme movimentação diária de pessoas transitando pela região, devido a grandeza do polo comercial que representa. É, portanto, necessário que sejam apresentadas soluções para o desenvolvimento da região, respeitando as particularidades do local e o respeito à história. Dessa feita, o desenvolvimento econômico deve ser pensada em um cenário em que esteja alinhada necessariamente com a preservação não só do espelho d'água, mas também da flora e da fauna características da região, fiscalizando o despejo de lixo e esgoto irregular, como formas de valorizar essa região tão importante para Belo Horizonte.

CRIAÇÃO DO GRUPO

     Em 19 de agosto de 2021, a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário da Câmara Municipal de BH aprovou a criação do Grupo de Trabalho que está estudando o Desenvolvimento Sustentável da Região da Pampulha, observando as características específicas para garantir a conservação do Conjunto Arquitetônico da Pampulha.



     Braulio Lara é o relator deste valoroso grupo de trabalho. De acordo como parlamentar, a Pampulha deve ser pensada como um todo. “Muitas são as propostas e discussões para esta importante região de Belo Horizonte. Elas se fundamentam no desenvolvimento de politicas habitacionais, politicas de planejamento do sistema viário da região, estudos sobre engenharia de trânsito e circulação de veículos em suas vias públicas, manutenção e ampliação da ciclovia, planejamento e gerenciamento do transporte público coletivo e individual, limpeza e despoluição da lagoa, dentre outras ações de desenvolvimento”, diz.

     Portanto, o objetivo principal é que a Região da Pampulha tenha seu valor cultural e social reconhecidos, além de levar desenvolvimento, cuidar e melhorar seus espaços e preservar todo seu conjunto.

-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-


Braulio Lara manifesta apoio incondicional ao 

desenvolvimento turístico e esportivo da Pampulha

     O vereador Braulio Lara destaca que a Pampulha tem um potencial enorme, seja como um grande ponto turístico da nossa cidade, seja para a prática de esportes. “A causa da Pampulha é importantíssima, por isso contem comigo para ajudar a desenvolver ainda mais a região. Precisamos organizar a cidade e engajar as pessoas de forma organizada para que tenham prazer em frequentar o local. As olimpíadas estão em evidência e seria fantástico ver nossa Lagoa da Pampulha devidamente limpa recebendo esportes aquáticos como canoagem e natação”.

-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-


Grupo de Trabalho da Câmara Municipal visita Centro de Educação Ambiental - Programa de Recuperação e Desenvolvimento Ambiental da Bacia da Pampulha

     Em 10 de novembro de 2021 o Grupo de Trabalho da Câmara Municipal que está estudando o desenvolvimento sustentável da região da Pampulha fez visita técnica no Centro de Educação Ambiental - Programa de Recuperação e Desenvolvimento Ambiental da Bacia da Pampulha (CEA PROPAM).

     O Programa de Desenvolvimento e Recuperação da Bacia da Pampulha envolve uma série de ações que englobam esforços entre os municípios de Belo Horizonte e de Contagem. Nessa visita o arquiteto Paulo Pontes apresentou uma proposta de revitalização em parte da orla da lagoa.



-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-*-







Nenhum comentário:

Postar um comentário