quinta-feira, 7 de abril de 2022

7 de abril, Dia do Jornalista

 


Hoje é o Dia do Jornalista. Entenda a importância deste profissional para a Liberdade.

▶️ Surgimento da imprensa

Em 1445, um novo dispositivo foi o estopim para uma revolução que popularizou os ideais de liberdade no Ocidente: a prensa de Gutenberg. Uma máquina que permitia a reprodução de conteúdos antes feitos manualmente.

Em poucos anos, exemplares podiam ser encontrados em várias cidades europeias. Porém, no século seguinte, vários monarcas enxergariam a invenção como uma ameaça. Assim nasceram as primeiras medidas de repressão contra a imprensa.

▶️ Reações dos governos

Uma das primeiras reações, na Inglaterra, foi a imposição de uma licença oficial para funcionar. O autoritarismo se agravou. A coroa inglesa ordenou a execução de William Carter devido à publicação de panfletos a favor da Igreja Católica.

Em Nova York, o editor John Zenger foi condenado por difamação por ter divulgado informações sobre o então governador. Por fim, a imprensa foi proibida em diversos países.

▶️ Instituição da liberdade de imprensa

Apenas em 1776, a primeira lei garantindo o pleno exercício do jornalismo foi protocolada na Europa.

O Freedom of Press Act, como ficou conhecido, aboliu o papel do governo sueco de aprovar o conteúdo impresso e permitiu que as atividades oficiais fossem tornadas públicas. Desde então, os países que deram certo passaram a considerar a imprensa livre como um valor fundamental.

▶️ Liberdade de imprensa e liberdade econômica

Por causa do potencial de ideias veiculadas na mídia desafiarem o poder da velha política, autoridades ainda encontram formas de reprimir veículos de comunicação, o que pode acontecer, inclusive, sem uma censura explícita.

Há uma importante relação entre as liberdades individuais e a liberdade econômica. No ranking global de Liberdade de Imprensa, os países bem posicionados também são aqueles com bom desempenho em liberdade econômica segundo a Heritage Foundation.

▶️ A importância da imprensa livre

Instituições econômicas inclusivas possibilitam uma imprensa livre, cujo papel é denunciar ameaças à democracia e ao Estado de Direito.
A sociedade bem informada, por sua vez, pode vigiar o poder político e se proteger das arbitrariedades do estado.

Não à toa, os veículos de mídia são conhecidos por comporem o quarto poder, ao lado de Legislativo, Judiciário e Executivo, como a Instituição fiscalizadora.

▶️ O papel da imprensa na história recente

No Brasil, a liberdade de imprensa possibilitou à população brasileira se informar sobre os bastidores do poder e os escândalos de corrupção que marcam a história do país.

Há 15 anos, por exemplo, as primeiras notícias sobre o Mensalão seguiram após uma entrevista na imprensa. Mais recentemente, vimos de perto todo o desenrolar da Lava Jato, o impeachment de Dilma Rousseff e a prisão de empresários e políticos poderosos.

▶️ Desafios pela frente

Apesar disso, a liberdade de imprensa ainda não é um valor amplamente consolidado no Brasil. O País ocupa apenas a 94º colocação dentre os 199 países no que tange à atuação jornalística, segundo a Freedom House.

O Brasil também não está bem no Índice de Liberdade Econômica, ocupando o 143º lugar. Ainda há muito o que fazer pela liberdade.

▶️ Censura nunca é a solução

Alguns erros da mídia fazem com que muitos questionem a legitimidade desta liberdade, exigindo alguns “limites” à atuação jornalística. Como qualquer instituição, a imprensa também está sujeita a falhas.

Porém, apenas por meio do pleno exercício de suas funções, é possível que os veículos e profissionais da área aprimorem suas habilidades e ganhem confiança da sociedade. O veículo que perde sua credibilidade perde também seu valor.

O NOVO acredita em liberdade com responsabilidade. Esta liberdade garante à imprensa atuar livremente, arcando com as consequências de suas ações. É assim que funciona nos países que deram certo e é assim que teremos uma sociedade verdadeiramente livre.

Via @partidonovo30

Nenhum comentário:

Postar um comentário