sexta-feira, 25 de junho de 2021

Plano emergencial de segurança viária para o Anel Rodoviário

    Reduzir o número de vítimas no Anel Rodoviário. Este é o ponto focal de um estudo feito pela Imtraff, empresa que oferece soluções completas nas áreas de Mobilidade, Engenharia de Tráfego, Transporte, dentre outras. O projeto, desenvolvido em 2018, apresenta 120 propostas específicas e 7 propostas gerais para serem desenvolvidas ao longo da via sem que se precise fazer desapropriações, o que deixa sua implantação bem mais barato.

    De acordo com Frederico Rodrigues, diretor da empresa, mais do que falar de problemas é propor as soluções para eles. “Este projeto é um presente para nossa cidade e que foca na segurança viária. Fizemos um estudo detalhado do Anel Rodoviário, ponto a ponto, propondo soluções e intervenções eficazes que trarão resultados, caso implantado”.

    O vereador Braulio Lara é um entusiasta da proposta. Quando conheceu o projeto viu que aquele poderia ser o pontapé inicial para mudar o cenário do que mais mata no Anel Rodoviário: os atropelamentos. “Muitos acham que os acidentes com grandes caminhões e carretas são os que mais matam, mas este estudo comprovou que os atropelamentos se sobressaem”.

    O estudo da Imtraff mostra que por ser uma barreira física dentro de Belo Horizonte, as pessoas precisam cruzar o Anel Rodoviário e é ai que mora o perigo. Mesmo havendo passarelas muitos se arriscam passando pela pista de rolamento e acaba acontecendo o acidente. De acordo com Frederico Rodrigues, o número de atropelamentos é quatro vezes maior em locais que não possuem gradil debaixo das passarelas em relação aos locais que possuem a proteção.

    Outro detalhe do projeto é em relação aos pontos de checagem de freios. É uma medida simples, com baixo custo de investimento, e que realmente pode salvar vidas. “Nestes locais os motoristas fariam a testagem dos freios dos seus caminhões e carretas. Lá ele seguiria vários itens para, de fato, saber se há comprometimento do equipamento já que estaria para entrar em uma área bastante íngreme”, explica Frederico.

    Braulio Lara afirma que o Ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, já tem conhecimento deste estudo. “Recentemente alguns vereadores foram a Brasília e solicitei que eles entregassem o projeto nas mãos do ministro e assim foi feito. Ele ficou surpreso com a riqueza de detalhes e disse que analisaria, junto com sua equipe, todas as indicações de soluções contidas nas páginas”.

    O certo é que enquanto não sai a revitalização completa do Anel Rodoviário muita coisa ainda pode ser feita para que haja redução de acidentes naquela via.

    O estudo completo realizado pela Imtraff pode ser acessado clicando aqui.

    O bate-papo entre Braulio Lara e Frederico Rodrigues explicando o Projeto de Soluções para o Anel Rodoviário pode ser visto abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário