segunda-feira, 28 de junho de 2021

Braulio Lara apresenta “Moção de Apoio” à preservação da Mata do Planalto

Preocupado com a preservação ambiental e com uma melhor qualidade de vida e saúde para nossa sociedade é que o  vereador Braulio Lara apresentou ao Conselho Municipal de Política Urbana (COMPUR), uma “Moção de Apoio” à preservação da Mata do Planalto.

O parlamentar sabe que a Mata do Planalto é uma área presente e essencial na paisagem urbana da capital mineira, assim como presta inúmeros serviços ambientais, o que evidencia a sua importância para a drenagem urbana e a sua influência no microclima da região.

Por ser uma área privada e não pública, Braulio sugere que a prefeitura faça uma permuta de algum terreno de sua propriedade com a área que compõe a Mata do Planalto. Dessa forma, tal operação protegeria o meio ambiente e atenderia aos cidadãos envolvidos.

A permuta de áreas privadas com maciços verdes por áreas públicas não utilizadas é o principal caminho para solucionar esses impasses.   Utilizar de instrumentos como a Unidade de Transferência do Direito de Construir - UTDC, também devem ser levados em consideração. 

Braulio Lara sabe que aprovar esta moção é sinalizar que os cidadãos de Belo Horizonte desejam manter suas áreas verdes, remanescentes, expressivas, bem como recuperar áreas degradadas, assim como as margens e as qualidades dos cursos d’água que ainda correm em leitos naturais.

Será também a sinalização de que a sociedade aprova uma ação imediata que respeite e proteja o meio ambiente, o desejo da sociedade e o direito inalienável da propriedade privada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário